sábado, 31 de março de 2012

MUTAÇÕES SOCIAIS E SISTEMAS EDUCATIVOS

Boas noites!
A Educação deve ser “encarada cada vez mais numa perspetiva alargada do desenvolvimento humano e menos na perspetiva dos seus efeitos sobre o crescimento económico” (Ramos, C., 2007). Assim, os quatro pilares da educação são aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser (Delors, 1996).
O sistema educativo público em Portugal tem uma população alvo cada vez mais heterogénea e, por conseguinte, tem de garantir uma educação básica onde o desenvolvimento das competências essenciais dos alunos seja concretizado.  Preservar a educação recebida deveria contar mais com a participação dos Encarregados de Educação e de toda a comunidade educativa. Cada vez mais se educa para participar na comunidade onde estamos inseridos e assumir determinadas responsabilidades. A formação de professores deverá, portanto, continuar a ser instigada, de forma a desenvolver melhores práticas pedagógicas. Os recursos na área da educação devem continuar a ser produto de investimento, não só nas tecnologias de informação e comunicação, mas também em outras áreas disciplinares e não disciplinares. Garantir a inclusão e o acesso às Novas Tecnologias de Comunicação (NTC) deverá ser um dos muitos objetivos que complementam o sistema educativo. As Novas Tecnologias de Comunicação (NTC) são meio um meio que pode trazer uma maior motivação e interesse na aprendizagem dos alunos. Deste modo, os professores, ao utilizarem estas tecnologias pedagógicas, estão a potenciar a construção de conhecimento, enriquecimento das aprendizagens e, no futuro, poderão contribuir para um melhor exercício de cidadania. No fundo, na educação deverá ser uma prioridade a correção das assimetrias na distribuição de recursos e na qualidade das aprendizagens.  A educação ao longo da vida parece uma realidade cada vez presente para alguns portugueses. No contexto atual, as sociedades contemporâneas estão muito influenciadas pela globalização. A economia presente assenta na produção de bens que, em muitos casos, não são mais do que objetos “impostos” socialmente pela publicidade. Giddens fala-nos deste domínio como sendo efémero e instantâneo. Por outro lado, a sociedade de hoje nunca possuiu tanto conhecimento e informação, quando comparada temporalmente com outras sociedades. O conhecimento assumiu uma enorme relevância e é hoje um aspeto importante para qualquer país, quer ao nível da inovação tecnológica, quer outra, sendo um fator de desenvolvimento económico para muitos países. Hoje, um cidadão tem de ter uma capacidade de adaptação à mudança em períodos temporais curtos, visto que ocorrem mudanças rapidamente em termos económicos, sociais e tecnológicos.
Concluo, partilhando a seguinte frase: “Quando julgamos estar a gozar a ideologia atual, estamos apenas a reforçar o domínio que ela exerce sobre nós.” (Zizek, 2006). Há, pois, que nos adaptar a este domínio, e munir os nossos alunos de competências que lhes permitam desenvolver uma visão mais ampla do mundo à sua volta.
Saudações,
Nuno Pinheiro

Bibliografia:
Ramos, C. (2007) in Aspetos contextuais dos Sistemas Educativos
Zizek, Slavoj (2006). Bem-Vindo ao Deserto do Real. Relógio D’Água.

Sem comentários:

Enviar um comentário